QUEM SOMOS

Um pouco de nossa história e sonhos

“É natural no ser humano o desejo de conhecer.”

“O conhecimento começa com o espanto.”

O Experimentarium surge destas máximas de Aristóteles, escritas há mais de dois mil anos. Queremos ser um espaço para estimular o aprendizado da forma mais prática e espantosa possível: experimentando! Queremos mostrar como os diversos ramos das Ciências Naturais (Química, Física, Biologia, Geologia...) podem ser interessantes e aplicáveis no nosso dia-a-dia.  

Estimular o gosto pelas ciências e o desejo de experimentar e inovar, especialmente nas novas gerações, é um objetivo de vida para nosso idealizador, Ivan Antoniolli. É assim que acredita que pode contribuir para o futuro da comunidade. Inspirado em seu pai, Rovilho Antoniolli, este engenheiro veranense usou a experiência e os objetos de sua coleção particular, adquirida ao longo de mais de 40 anos de interesse em ciências, para montar o Experimentarium no mezanino de sua casa em Veranópolis. 

Livros e revistas, microscópio e telescópio, fósseis e insetos cristalizados em resina, ímãs e pêndulos, lentes e luminares,  e muito mais estão disponíveis para os visitantes. Contudo, nosso objetivo nunca foi ser apenas um museu de ciências para ser olhado, mas sim um laboratório interativo para ser tocado, cheirado, mexido! Novidades estão sempre surgindo e uma visita ao Experimentarium nunca é a mesma experiência da visita anterior. 

Na aba Perguntas frequentes, veja como você pode conhecer o Experimentarium! Confira mais fotos na Galeria.