Perguntas frequentes
O que existe hoje?
- Clube de ciências/laboratório 100% interativo
- Espaço de 80m², incluindo biblioteca e bancadas
- Mais de 150 experimentos e atrações
Quem é responsável pelo Experimentarium?
O idealizador e mantenedor é o sr Ivan Antoniolli. Conheça mais sobre ele e nosso time de colaboradores aqui.
Onde fica Veranópolis? Por que o Experimentarium está localizado nesta cidade?
Veranópolis é um município na serra gaúcha, localizado a 170km da capital do estado, Porto Alegre. Embora seja mais conhecida pela fama de "terra da longevidade", esta pequena e acolhedora cidade teve muitos inventores entre seus habitantes. A maioria foram imigrantes italianos e seus descendentes que tiveram que trabalhar e inovar para se adaptar à região.
Um destes inovadores foi Rovilho Antoniolli (1917 - 2012), patrono do Experimentarium. Cidadão veranense, ocupou-se de diversas atividades: foi agricultor, motorista de caminhão, mecânico, radiotécnico, construtor e também inovador. Sua paixão se transmitiu aos cinco filhos: todos seguiram a carreira na área de Engenharia, e hoje colaboram com a manutenção do Experimentarium. Em sua homenagem, foram realizadas a I, II e III Jornadas de Inovação Rovilho Antoniolli em Veranópolis, entre 2014 e 2016.
Entre os inventores veranenses, destacamos ainda Fiorindo Dalla Colleta.
Quem pode visitar?
O Experimentarium foi concebido como um projeto voltado principalmente para crianças e jovens, mas todos podem visitar. Já recebemos a visita de diversas famílias, turmas de escola, crianças e idosos.
Existe algum custo para visitar?
A visitação é gratuita. Doações são bem vindas.
Quais são os horários para visitação?
Infelizmente, os idealizadores do Experimentarium têm outros compromissos e no momento não temos horários fixos para visitação. É necessário agendamento prévio, sendo que as visitas ocorrem preferencialmente nos finais de semana. Para agendar sua visita, entre em contato conosco.
Quais são os planos para o Experimentarium?
Temos muitos planos e sonhos! Um dos mais importantes já está em andamento: a ampliação de nosso espaço através da construção de um segundo andar. Queremos construir novos experimentos, ampliar nossa rede de colaboradores, formar novas parcerias com escolas e universidades.
De onde vem os recursos para a manutenção do Experimentarium?
O Experimentarium é uma iniciativa pessoal e privada. Tudo o que temos é resultado de anos de dedicação, pesquisa, experimentos próprios com repetidas falhas até darem certo, visitas a diversos museus de ciência pelo mundo, e também das doações de colaboradores próximos.
Gostei deste projeto. Como posso colaborar?
Se você tem interesse em colaborar com este projeto, seja sugerindo experimentos, doando recursos e materiais ou divulgando esta iniciativa, entre em contato conosco!